Saber estudar inglês é uma coisa muito importante. No entanto, muitos dos nossos professores acabam não ensinando como fazer isso.
Assim, não aprendemos corretamente ou levamos muito mais tempo para absorver conhecimento.
E isso vale para toda e qualquer área de estudo.
Agora, imagina o quão proveitoso seria se ensinassem como estudar inglês direito?
Certamente todos já ouviram falar da importância da organização e disciplina para sucesso na hora de aprender esse idioma, mas com correria e distração por todos os lados, poucos sabem como pôr em prática no dia a dia.
Hoje vou te dar um norte para isso. Você vai aprender como dividir melhor o seu tempo de estudo para que ele seja mais eficiente.
A promessa que quase ninguém cumpre
Geralmente quando tiramos um tempo para aprender inglês, pensamos em estudar uma manhã inteirinha.
Imaginamos horas e horas super produtivas.
Mas o que acontece minutos depois que começamos a estudar?
Nos distraímos com notificações do celular, respondemos WhatsApp e damos atenção até para a formiga que está cruzando a sala (“Nossa, que formiga forte!“)
Quando vê, a manhã inteira passou e não terminamos a tarefa.
E nas raras vezes que estamos focados, em menos de 50 minutos já estamos com a cabeça esgotada de tanto estudar e caímos de novo na tentação do Facebook, YouTube…
Isso é normal, pois o poder de absorção do cérebro cai com o tempo.
Então, como dividir o tempo de estudo para não ficar enrolando e não cansar ao mesmo tempo?
Tomate: o ingrediente do molho
Há diversas técnicas que ajudam a dividir o tempo de foco em uma atividade, mas a mais conhecida é a Técnica Pomodoro.
Essa técnica foi inventada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Ela consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Esse nome deriva da palavra italiana pomodoro (tomate), como referência ao famoso cronômetro em formato de tomate que Cirillo utilizava.
Como usar a Técnica Pomodoro para estudar inglês?
O que você precisa:
- Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva
- Uma lista de tarefas
- Lápis e borracha
Passo a passo:
- Escolher e listar o conteúdo a ser estudado ou praticado;
- Ajustar o cronômetro para o tempo recomendado (25 minutos);
- Escolher a tarefa inicial;
- Trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque.
- Quando o alarme tocar, fazer uma marcação em um papel para contabilizar a quantidade de intervalos.
- Se houver menos de 4 marcações, fazer uma pausa curta de 5 minutos;
- Depois da quarta marcação, fazer uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos, zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.
Durante as pausas, você se desliga dos estudos. Responde às mensagens do WhatsApp, olha o Facebook, relaxa.
Na pausa longa você dá um bom descanso ao seu cérebro. Caminhe e alongue-se.
Quais os benefícios da Técnica Pomodoro?
Duas coisas acontecem quando você aplica a Técnica Pomodoro:
Diminui o esforço inicial para iniciar o estudo, pois a sua mente não vai criar um bloqueios que normalmente criaria ao pensar “Eu vou ter que estudar inglês a manhã inteira“. É muito mais fácil assumir e cumprir um compromisso de estudar por 25 minutos do que por 4 horas. Isso diminui a vontade de procrastinar.
E, ao colocar intervalos de descanso à sua tarefa cansativa, isso permite que você se recupere e consiga estudar mais.
Como se livrar das as distrações na hora de estudar inglês?
É impossível acabar de vez com as distrações, mas dá evitar que elas atormentem o seu precioso tempo. Para isso, tenha um bloco de notas pronto caso alguma distração importante apareça.
Basta só anotá-la e voltar o foco imediatamente para a tarefa. Isso permite você esvaziar a sua mente ao invés de ficar pensando naquilo e, assim que surgir o intervalo, você resolve aquela distração.
Além disso, existe um excelente aplicativo que ajuda a eliminar a ansiedade de olhar toda hora para o celular: AntiSocial.
Disponível para Android, ele permite definir limite de tempo em cada aplicativo do seu celular, assim como definir os dias e horários que você terá acesso aos mesmos. É libertador!
Use também em suas atividades diárias
A Técnica Pomodoro não vai ajudar somente no seu aprendizado de inglês, ela vai mudar a sua vida.
Estudantes e profissionais de tudo quanto é área utilizam esse método diariamente para ter mais concentração em suas atividades. Aproveite e faça o mesmo.
Sugestões de aplicativos para usar a Técnica Pomodoro
Acima você viu uma maneira bem simples de pôr em prática essa técnica, usando lápis e papel mesmo. Mas é óbvio que existem aplicativos para ajudar nisso.
Um bem simples é o Brain Focus, disponível para Android:
Outra recomendação é o Tide (Android e iOS), que até cancela o timer se você sair do app, tendo que reiniciar a contagem:
Essas são algumas ferramentas que podem ajudar você a focar no inglês. Teste e descubra o que funciona melhor para você, sem se apegar a muita complexidade.
Agora é com você
A Técnica Pomodoro é apenas uma entre diversas técnicas de gerenciamento de tempo e atividades que você pode usar para alcançar a fluência no inglês de um jeito muito mais veloz.
Uma dica bônus para você começar hoje a pôr a Técnica Pomodoro em prática é seguir o nosso cronograma de estudos, com atividades diárias para você aprender e melhorar o seu inglês.